Ads 468x60px

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

 
 

Menina bonita do laço de fita (de Ana Maria Machado, com ilustrações de Claudius, editora Ática) é um dos primeiros livros infantis brasileiros a abordar as diferenças e os contrastes relacionados à etnia negra. De forma delicada, a autora apresenta o assunto e encanta crianças de várias idades.

Conta a história de um coelho branco que tenta descobrir o segredo da menina para ser tão pretinha… O sonho do coelho é ter uma filha preta e linda como a menina. Assim, pela fantasia, com um personagem humano e um animal, traz questões do universo adulto e aguça a curiosidade dos pequenos ouvintes ou leitores. Pelas vias da fantasia, a história promove um debate importante para os leitores: o ser negro.

É o coelho quem desperta o questionamento da beleza; as lacunas deixadas pelas respostas inusitadas da menina demonstram certa ingenuidade dos fatos pelo olhar da criança e serão preenchidas por informações dadas ao longo do conto. A estética dos cabelos crespos e a da pele negra ganham relevo, assim como a miscigenação das etnias e a importância da hereditariedade. A obra mostra laços de família e de amizade e também a beleza nos olhos de quem vê. 

A ilustração de Claudius valoriza a beleza negra ao mostrar penteados diferentes na menina e na mãe. Com seus desenhos de fotografias de família, agrega ao texto de forma esclarecedora e irreverente. 

Quando o coelho entende o mistério da menina bonita resolve se casar com uma coelha pretinha. O resultado são filhotes multicoloridos como o povo brasileiro. Tem, inclusive, a filhota tão desejada… linda, linda e de laço de fita!


Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Esse livro é muito interessante.A escola em que a minha filhota estuda fez um ótimo trabalho com as crianças, utilizando os personagens e toda a historinha.Minha filha e os coleguinhas se apaixonam, e eu
    também rsrsrs.

    ResponderExcluir

 
 
Blogger Templates